GESTAR II – MATEMATICA – ARAÇOIABA – PERNAMBUCO
FORMADOR/TUTOR: Joshua Jasf
E-MAIL: ----------------------------
TP6 –
relatório
Aos quatro dias do mês
de novembro de dois mil e treze foi realizado na Escola Hildebrando Carneiro de
Souza, localizada no loteamento Hildebrando
Carneiro de Souza, S/N, Araçoiaba – PE, o estudo e socialização do TP6 (caderno de teoria e pratica 6).
O encontro contou com a presença de 08 (oito) dos 10(dez) cursistas.
Iniciou-se o encontro com o relato dos cursistas sobre suas
experiências em sala de aula e em seguida foi assistido o vídeo “ GESTAR II –
Fala da Secretária Municipal de Educação”, o qual a Secretaria de Educação do Município
de Pedro Rosário –MA, Cristiane Aragão , no ano de 2010, falou sobre o que representa o programa GESTAR para o seu
Município. O vídeo encontra-se disponível em
“https://www.youtube.com/watch?v=BvtP3CtRIlY”.
Após
assistir o vídeo os cursistas comentaram que vão sentir falta dos encontros, que o
programa fez com eles se sentissem valorizados e que já percebiam mudanças em
suas praticas pedagógicas.
No clima
de saudade, foram realizadas as atividades do último caderno de teoria e pratica
– TP6.
No capítulo 21, alguns
cursistas ficaram interessados em
trabalhar com seus alunos as atividades 1 e 2(páginas 18 e 19), que trabalha a
questão da herança dos camelos e o que aconteceu com o R$ 1,00 no restaurante.
Já outros cursistas ficaram mais empolgados com
a atividade 5(página 27) por
acreditarem que facilitará o ensino dos produtos notáveis.
No capítulo 22, o que chamou atenção de um dos cursistas foi a
atividade 21(página 89) que sugere a construção de compasso com sucata. Um dos cursistas
gostou tanto da ideia que disse que vai fazer uma pesquisa com sua turma de
como construir réguas, transferidores, compassos com material reciclado.
No capítulo 23, depois dos cursistas verem os gráficos e os
comentários das páginas 129,130 e 131 ficaram interessados em trabalhar com
seus alunos, do 7º e 9º ano, a construção de gráficos como um método para
encontrar a solução de um sistema de equações.
No Capitulo 24, os
cursistas resolveram apenas a atividade 9 (página 182) que trata do aumento do
volume de um cubo, o resto do tempo do encontro foi utilizado para discutir os
projetos.
O interessante da socialização TP6 é que a medida que os cursistas estudavam os
textos ou respondiam as perguntas, ficavam eufóricos para encontrar uma forma
de utiliza-los em sala aula, talvez isso se deva por ser o ultimo encontro com os
TPs ou o programa GESTAR tenha conseguido
atingir sua finalidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário