sábado, 12 de outubro de 2013

Relatório TP5



GESTAR II – MATEMÁTICA – ARAÇOIABA – PERNAMBUCO
FORMADOR/TUTOR:     Joshua Jasf
E-MAIL: ----------------------------


TP5 – Relatório

Aos nove dias do mês de outubro de dois mil e treze foi realizado na Escola Hildebrando Carneiro de Souza, localizada no loteamento  Hildebrando Carneiro de Souza, S/N, Araçoiaba – PE, o estudo e socialização  do TP5 (caderno de teoria e pratica 5). O encontro contou com a presença de 05 (cinco) dos 10(dez) cursistas.

Iniciou-se  o encontro com o relato dos cursistas sobre suas experiências em sala de aula e em seguida foi assistido e discutido o vídeo “ Etnomatemática”, o qual encontra-se disponível em “https://www.youtube.com/watch?v=cjsOPzwvbYA”. Os cursistas ficaram impressionados com o vídeo, e em especial pelos comentários do educador D’ambrosio.

Os cursistas relataram que já tinham observado que alguns estudantes tem uma forma própria de resolver certos problemas matemáticos.

Após as discussões do vídeo “Etnomatemática”, os cursistas leram e discutiram as páginas 75 à 80 do TP5 que tratam exatamente sobre Etnomatemática.

Após perceber  que os cursistas encontravam-se motivados, foi realizado as atividades da unidade 17 do TP5.

Os cursistas se mostraram apreensivos em trabalhar com métodos de contagem, por acreditarem que os estudantes deveriam ver isso no nível médio. Após as atividades do capítulo,  percebia-se que os cursistas já consideravam o assunto como  viável de trabalhar no ensino fundamental.

Não houve grandes discussões no capitulo 18, os cursistas resolveram algumas atividades e sugeriram trabalhar o assunto no 8º e 9º ano do ensino fundamental.

No capítulo 19, alguns cursistas tiveram dificuldade em usar o “Excel” para resolver algumas atividades do capítulo.

 No capítulo 20, alguns cursistas tiveram dificuldades em usar o “geoGebra” para resolver algumas atividades do capítulo.

Os cursistas relataram que  deveria ter  uma formação municipal que ensine a usar  aplicativos como “excel” e o ”geoGebra”  para ensinar matemática, e que por enquanto não poderiam usar em sala de aula, mas assim que se sentirem mais confiantes e preparados usaram em suas turmas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário