GESTAR II – MATEMÁTICA – ARAÇOIABA – PERNAMBUCO
FORMADOR/TUTOR: Joshua
Jasf
E-MAIL: ----------------------------
TP5 – Relatório
Aos nove dias do mês de outubro de
dois mil e treze foi realizado na Escola Hildebrando Carneiro de Souza, localizada
no loteamento Hildebrando Carneiro de
Souza, S/N, Araçoiaba – PE, o estudo e socialização do TP5 (caderno de teoria e pratica 5). O
encontro contou com a presença de 05 (cinco) dos 10(dez) cursistas.
Iniciou-se o encontro com o relato dos cursistas sobre
suas experiências em sala de aula e em seguida foi assistido e discutido o vídeo
“ Etnomatemática”, o qual encontra-se disponível em “https://www.youtube.com/watch?v=cjsOPzwvbYA”. Os cursistas ficaram
impressionados com o vídeo, e em especial pelos comentários do educador D’ambrosio.
Os cursistas relataram que já tinham
observado que alguns estudantes tem uma forma própria de resolver certos
problemas matemáticos.
Após as discussões do vídeo
“Etnomatemática”, os cursistas leram e discutiram as páginas 75 à 80 do TP5 que
tratam exatamente sobre Etnomatemática.
Após perceber que os cursistas encontravam-se motivados, foi
realizado as atividades da unidade 17 do TP5.
Os cursistas se mostraram apreensivos
em trabalhar com métodos de contagem, por acreditarem que os estudantes
deveriam ver isso no nível médio. Após as atividades do capítulo, percebia-se que os cursistas já consideravam o
assunto como viável de trabalhar no
ensino fundamental.
Não houve grandes discussões no
capitulo 18, os cursistas resolveram algumas atividades e sugeriram trabalhar o
assunto no 8º e 9º ano do ensino fundamental.
No capítulo 19, alguns cursistas
tiveram dificuldade em usar o “Excel” para resolver algumas atividades do
capítulo.
No capítulo 20, alguns cursistas tiveram
dificuldades em usar o “geoGebra” para resolver algumas atividades do capítulo.
Os cursistas relataram que deveria ter uma formação municipal que ensine a usar aplicativos como “excel” e o ”geoGebra” para ensinar matemática, e que por enquanto
não poderiam usar em sala de aula, mas assim que se sentirem mais confiantes e
preparados usaram em suas turmas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário