GESTAR II –
MATEMATICA – ARAÇOIABA – PERNAMBUCO
FORMADOR/TUTOR: Joshua Jasf
E-MAIL: ----------------------------
TP4 – Relatório
Aos cinco dias do mês de
setembro de dois mil e treze foi realizado na Escola Hildebrando Carneiro de
Souza, localizada no loteamento Hildebrando
Carneiro de Souza, S/N, Araçoiaba – PE, o estudo e socialização do TP4 (caderno de teoria e pratica 4).
O encontro contou com a presença de 07 (sete) dos 10(dez) cursistas.
Iniciou-se o
encontro com o relato dos cursistas sobre suas experiências em sala de aula e em
seguida foi assistido e discutido o vídeo “O que é transdisciplinaridade?”, o
qual encontra-se disponível em “http://www.youtube.com/watch?v=POvrDyZl_p4”. Os cursistas divertiram-se com as respostas apresentadas no vídeo e ficaram impressionados com
a palavra final da Profa. Dra. Regina Migliori, presidente do Instituto Migliori
e Consultora em Cultura de Paz da UNESCO.
Os cursistas relataram
que só tinham ouvido falar em interdisciplinaridade e multidisciplinaridade, e
que esse vídeo ampliou os seus conceitos sobre essa temática.
Após as
discussões do vídeo “O que é transdisciplinaridade?”, os cursistas leram e discutiram
as páginas 102 a 104 do TP4 que tratam exatamente sobre multidisciplinaridade,
interdisciplinaridade e transdisciplinaridade.
Os
cursistas chegaram à conclusão que nas escolas do município tenta-se fazer a
interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade, mas na maioria das vezes o
máximo que se conseguem é a multidisciplinaridade.
Após perceber que os cursistas encontravam–se
envolvidos e concentrados, foi realizado as atividades da unidade 13 do TP4.
Os cursistas realizaram
as atividades da unidade 13 sem problemas, exceto pela atividade 1-a (página
17). Os cursistas conseguiram calcular o quociente, mas apenas um conseguiu
interpretar o resultado como sendo que, com o financiamento a professora Marli
estaria pagando o equivalente a um
imóvel e meio, o que faria ela pensar que seria mais razoável poupar o
dinheiro, fazendo aplicações financeira e deixar para comprar o imóvel a vista
com o rendimento das aplicações.
Não houve grandes
discussões no capitulo 14, os cursistas resolveram as atividades sem problemas. Houve
um certo interesse de um dos cursistas
em ensinar e revisar
potenciação, a sua turma de 6º ano, a
partir da atividade 10 “medidas da
memória do computador”, página 92 .
No capitulo 15, os
cursistas resolveram as atividades sem dificuldades. Alguns cursistas pensaram em
pedi que seus estudantes trouxesse para a escola uma conta da água, para
trabalharem formas de como reduzir os
valores da contas e os desperdícios com água. O grupo achou a ideia interessante mas concluiu que a atividade possui ressalvas, é
que boa parte dos estudantes não possuem água encanada e consegue a água
através de poços, como trabalhar economia e desperdício de água com pessoas que
já utilizam o mínimo do mínimo.
Não houve grandes
discussões no capitulo 16, os cursistas resolveram algumas atividades e
sugeriram trabalhar o assunto com as turmas de 9º ano do ensino fundamental.
Nenhum comentário:
Postar um comentário