domingo, 13 de outubro de 2013

Relatório TP4

GESTAR II – MATEMATICA – ARAÇOIABA – PERNAMBUCO
FORMADOR/TUTOR:  Joshua Jasf
E-MAIL: ----------------------------

TP4 – Relatório

Aos cinco dias do mês de setembro de dois mil e treze foi realizado na Escola Hildebrando Carneiro de Souza, localizada no loteamento  Hildebrando Carneiro de Souza, S/N, Araçoiaba – PE, o estudo e socialização  do TP4 (caderno de teoria e pratica 4). O encontro contou com a presença de 07 (sete) dos 10(dez) cursistas.
Iniciou-se  o encontro com o relato dos cursistas sobre suas experiências em sala de aula e em seguida foi assistido e discutido o vídeo “O que é transdisciplinaridade?”, o qual encontra-se disponível em “http://www.youtube.com/watch?v=POvrDyZl_p4”. Os cursistas divertiram-se com as respostas apresentadas no vídeo e ficaram impressionados com a palavra final da Profa. Dra. Regina Migliori, presidente do Instituto Migliori e Consultora em Cultura de Paz da UNESCO.
Os cursistas relataram que só tinham ouvido falar em interdisciplinaridade e multidisciplinaridade, e que esse vídeo ampliou os seus conceitos sobre essa temática.
Após as discussões do vídeo “O que é transdisciplinaridade?”, os cursistas leram e discutiram as páginas 102 a 104 do TP4 que tratam exatamente sobre multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade.

Os cursistas chegaram à conclusão que nas escolas do município tenta-se fazer a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade, mas na maioria das vezes o máximo que se conseguem é a multidisciplinaridade.

Após perceber  que os cursistas encontravam–se envolvidos e concentrados, foi realizado as atividades da unidade 13 do TP4.
Os cursistas realizaram as atividades da unidade 13 sem problemas, exceto pela atividade 1-a (página 17). Os cursistas conseguiram calcular o quociente, mas apenas um conseguiu interpretar o resultado como sendo que, com o financiamento a professora Marli estaria  pagando o equivalente a um imóvel e meio, o que faria ela pensar que seria mais razoável poupar o dinheiro, fazendo aplicações financeira e deixar para comprar o imóvel a vista com o rendimento das aplicações.
Não houve grandes discussões no capitulo 14, os cursistas resolveram as atividades sem problemas. Houve um certo interesse de um dos cursistas  em ensinar  e revisar potenciação,  a sua turma de 6º ano, a partir da atividade 10  “medidas da memória do computador”, página 92 .
No capitulo 15, os cursistas resolveram as atividades sem dificuldades. Alguns cursistas pensaram em pedi que seus estudantes trouxesse para a escola uma conta da água, para trabalharem formas de como reduzir  os valores da contas  e  os desperdícios com água. O grupo achou a ideia  interessante mas  concluiu que a atividade possui ressalvas, é que boa parte dos estudantes não possuem água encanada e consegue a água através de poços, como trabalhar economia e desperdício de água com pessoas que já utilizam o mínimo do mínimo.
Não houve grandes discussões no capitulo 16, os cursistas resolveram algumas atividades e sugeriram trabalhar o assunto com as turmas de 9º ano do ensino fundamental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário